Combatento o resfriado

O resfriado é uma condição do aparelho respiratório causado por um vírus que geralmente afeta as vias altas. O resfriado é muito comum em meses frios. As crianças costumam se resfriar entres três e oito vezes por ano e a duração de cada resfriado pode ser aproximadamente de uma semana, o que nos leva a pensar que um bebê ou uma criança pode ficar resfriado de três semanas a uns dois meses por ano.

No entanto, ainda que a maioria dos resfriados seja decorrente dos vírus, em algumas ocasiões podem se complicar se alguma bactéria oportunista que aproveitam a queda de imunidade e se produzem quando o organismo está lutando contra o vírus invasor do resfriado. As complicações mais comuns dos resfriados nos bebês são a bronquiolite e a pneumonia, e nas crianças, as bronquites e as pneumonias.

Nada melhor que prevenir para que as crianças se resfriem, e para isso é essencial que algumas regras sejam tomadas, como por exemplo:

1. Beber bastante líquido.

2. Evitar as mudanças bruscas de temperatura.

3. Manter as mãos limpas.

4. Ventilar os espaços fechados.

5. Cuidar da alimentação e introduzir alimentos que contenham vitamina C (como laranjas, goiaba, morango, kiwi, brócolis, entre outros).

6. Manter os pés aquecidos.

7. Conseguir um ambiente úmido. Se for necessário usar um umidificador.

8. Lavar bem os brinquedos.

9. Ensinar a criança a espirrar tapando a boca para evitar contágios.

10. Passar tempo ao ar livre para evitar a concentração de vírus.

No caso de complicação nos sintomas é sempre necessário procurar um pediatra para esclarecer as duvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *