Pra que servem os exames dos recém-nascidos?

O teste do pezinho é um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos. Assim, o diagnóstico precoce permite o tratamento de diversas doenças e proporciona melhor qualidade de vida aos pequenos e suas famílias.

Além do teste do pezinho, outra série de exames ajudam a detectar doenças e condições que têm tratamentos ou até cura se diagnosticadas cedo. Por isso, é muito importante sabermos para que os exames servem e quando devem ser feitos.

Teste do pezinho – exame simples e gratuito, que deve ser realizado após as 48h do nascimento do bebê na maternidade ou em postos de saúde. Basta um pequeno corte no calcanhar ou na mãozinha para coletar um pouco de sangue.

Teste da orelhinha – é um exame rápido, seguro e indolor que deve ser feito a partir das 48h de vida com o bebê dormindo. Consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha. O teste detecta alguns níveis de perda auditiva. Caso ele detecte alguma anormalidade ou até a suspeita, o bebê é encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa.

Teste do olhinho – o exame verifica quais reflexos o bebê apresenta quando um feixe de luz ilumina seu olho. Esses reflexos só podem ser vistos caso o eixo óptico esteja livre. Caso eles estejam ausentes, assimétricos ou esbranquiçados, o médico pode detectar problemas oculares. Se tratados cedo, podem ser revertidos ou atenuados. Se não tratados, alguns podem até causar cegueira. É importante que esse teste seja feito pelo pediatra assim que o bebê nasce. Caso contrário, o exame deve ser feito logo na primeira consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *