Quando as crianças podem começar a tomar banho sozinhas?

Algumas crianças amam, outras fogem. Sendo tranquilo ou não um dia o banho precisará ser responsabilidade de seu filho!

O treinamento para começarem a ser independentes começa aos 5 ou 6 anos, para isso é preciso adotar algumas medidas de segurança, como usar piso antiderrapante, não deixar a criança sozinha na banheira por risco de afogamento, ficar atento a produtos que ela pode ingerir, não trancar as portas e se certificar da temperatura da água. Com 7, já é esperado que ela saiba como fazer a própria higiene com autonomia.

barn-i-badkar

No início sempre fique por perto, explicando como limpar cada parte do corpo para se livrar do suor de um dia de brincadeiras. É preciso repetir inúmeras vezes até que a criança absorva por completo a informação e esteja pronta, mesmo assim pode ser necessário verificar se ela se lavou de maneira correta.

Vale lembrar que eles não aprenderão a tomar banho sozinhos de um dia para outro.Muitas vezes as crianças encaram a hora do banho como uma grande festa e ignoram o mais importante, se lavar! O mesmo costuma acontecer quando a criança odeia banho e quer acabar logo com aquilo. Não precisa se estressar, porque ambas as situações são normais. Explique de diversas maneiras e quantas vezes forem necessárias que a higiene é importante e que deve ser levada a sério por eles.

Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *